IRMANDADE DA ENXADA

PRAGAS no JARDIM

HOMEPAGE
Quem Somos NÓS
ALMANAQUE
PRAGAS no JARDIM
PRAGAS na HORTA E POMAR
DICAS
SUGESTÕES
MORFES e BEBES (sugestões)
ACTIVIDADES
NOTÍCIAS
FOTOS
CONTACTOS
LINKS
Reclamações

Luta biológica contra pragas e enfermidades das plantas no jardim

plaga-arana-roja.jpg
aranhiço-vermelho (Panonychus ulmi)

arana-sintomas.jpg
sintoma provocado pelo aranhiço vermelho

ARANHIÇO VERMELHO (Panonychus ulmi)

Ácaro que se localiza sobretudo na página inferior das folhas. Estas adquirem coloração ligeiramente acobreada e, numa fase mais avançada aspecto bronzeado. A sua acção fitófaga provoca um enfraquecimento geral das plantas, queda de folhas, diminuição do vigor e quebras quantitativas e qualitativas da produção.

- Pulverizar com água várias vezes ao dia.

- A praga é favorecida pelo excesso de adubação nitrogenada.

cochinillas.jpg
cochonilha

COCHONILHAS

Pequenos insectos sugadores que se confundem com a folha, por apresentar coloração idêntica à da parte atacada, i.e., ramos ou folhas. Há espécies que identicas a escamas e fixam-se na parte inferior das folhas e ramos novos. A c. algodão (Planococcus citri)  apresenta colónias que parecem pequenos pedaços de algodão. A melada que excretam permite a instalação de fungos e regra geral a folhagem apresenta-se descolorada e deformada.

- Dissolver uma colherada de sabão ou de lava-loiça com água morna. Adicionar 1L de água e uma colher de álcool. Pincelar as folhas com a solução e transferir a planta para um sítio luminoso e fresco.

FORMIGAS

Podem causar grandes danos às folhas ornamentais, roseiras e gramados, principalmente.

- Regar abundantemente (tipo dilúvio).

- Colocar uma carreira de sal em volta dos vasos para impedir a subida das formigas.

LAGARTAS

São larvas de borboleta e mariposas. Seus ovos são depositados em conjuntos de folhas. As larvas eclodem e vivem devorando folhas, até sua transformação em ninfa e em adulto, quando voam e iniciam a postura de ovos. Seus predadores naturais são as vespas e os pássaros, que delas se alimentam.

- Catação manual, ou o uso de insecticidas biológicos à base de bactérias conhecidas como Bacillus thuringiensis, encontrado no comércio especializado.

LESMAS e CARACÓIS

São moluscos que afectam muitas culturas, os seus danos são facilmente identificados pelas roeduras nos órgãos atacados e pela mucosidade típica nestas pragas. Os caracóis surgem com maior predominância em zonas de terreno calcário.

- Colocar um pequeno recipiente com cerveja ao anoitecer em vários pontos. Na manhã seguinte recolha os recipientes, deitando fora o seu conteúdo num local que não interfira com mais nenhuma área verde.

- Embeber estopa/serapilheira com uma solução de água e leite ou cerveja, ou ainda cerveja e melaço, deixá-la entendida no chão, por exemplo por cima de um relvado. Na manhã seguinte, deve virar a estopa e verá que as lesmas se reuniram por baixo da mesma – recolha-as da mesma forma.

pulgones1.jpg
Piolhos

PIOLHOS OU AFÍDEOS

Alimentam-se da planta subtraindo-lhe a seiva, água, minerais, hidratos de carbono, produtos azotados com obvias consequências negativas para o desenvolvimento e produtividade da planta. Causam deformações, amarelecimentos e encarquilhamentos nas folhas e as flores e os frutos podem também ser afectados. Excretam abundante melada que origina aparecimento de fumagina e atrai formigas

- Pulverizar as plantas com sabonária e água morna.

- Dissolver 2 colheres de sabão neutro e 2 de álcool 90º num 1L água. Acrescentar 3-4 beatas de cigarro maceradas em meio copo de água e bem filtradas para não obstruir os bicos do pulverizador.

- Colocar num balde 500g de urtigas frescas e 5L de água, cobrir o balde com um plástico e colocar ao sol durante 48h. Coar e pulverizar as plantas com a solução.

Não há mal que dure sempre,                
 
nem bem que nunca acabe!